Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Ensaio sobre a cegueira


O livro Ensaio Sobre a Cegueira do escritor português José Saramago é um livro de uma escrita extremamente agonizante para o autor segundo ele mesmo disse.

 
Sua história se baseia em uma cidade em que todos foram ficando cegos, uma cegueira branca como leite.
A única personagem a conservar sua visão foi uma mulher que no livro será denominada de "mulher do médico". Seu marido era oftamologista e ficara cego. Não havia explicação para a cegueira nem para o fato da mulher ter sido a única a conservar sua visão.
A obra de José Saramargo gira em torno do olhar do autor e da mulher sobre esse novo mundo formado por uma população que antes enxergava e agora encontrava-se completamente cega.


A história é dolorosa pois sem a visão a cidade torna-se um caos completo: No início os primeiros a cegarem eram trancados, internados em escolas, teatros, quarteis.... A protagonista foi internada juntamente com seu marido em um manicômio (lugar onde internavam-se loucos).
Quando toda a população cegara, não havia mais autoridade, os cegos presos se soltaram e passaram a viver em bandos. Estupros, fome, sujeira, ausência de energia elétrica, de água, fezes e corpos mortos pelo chão misturando-se com todos os cegos e a decadência humana...

Tudo isso sendo visto pela protagonista que cuida dos seus companheiros de manicômio, com a visão ela guia, procura por comida, mas acima de tudo sofre, todos querendo livrar-se da cegueira branca para dar lugar a visão mas para ela era doloroso ver toda aquela cidade tragada pelo caos que a cegueira trouxe. 
Foi lançado até  um filme chamado Blindness que transfere do nosso imaginário para vídeo esse terrível mundo descrito no livro. Veja o trailer aqui.

Como já disse no início do post é uma leitura difícil tanto pela linguagem como pelo tema tratado, mas vale a pena ler, ainda mais porque o livro pode ser achado para baixar na internet.
Mas e aí? Já imaginou se todos ficássemos cegos?
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião. Não use palavrões e escreva de maneira clara, pois assim todos entenderão o que está escrito :)