Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Os verdadeiros Contos de Fada (Parte 7)


A história contada na infância já é assustadora, afinal, duas crianças que foram deixadas por seu pai e encontram uma casa de doces onde tentam ser cozinhadas por uma bruxa já não é boa coisa!
Mas, numa versão mais antiga, a madrasta má, que pressiona o marido a lagar seus filhos na floresta, e a bruxa má são a mesma pessoa. As duas personagens tem personalidade bem similar. 


Outra alteração feita durante os anos foi com relação à própria bruxa que, em certa versão da história, na verdade é um casal de demônios, e ao invés de cozinhar João, eles querem estripa-lo num cavalete de madeira. 



Quando o demônio "macho" sai para uma caminhada, a "demônia" manda Maria ajudar João a subir no cavalete, assim, quando seu marido voltar, tudo já estaria preparado. Maria finge não saber como colocar João deitado e pede para a "demônia" mostrar como se faz. Quando ela deita no cavalete, João e Maria a amarram e rapidamente cortam sua garganta. Depois fogem levando o dinheiro e a carroça do pobre casal de demônios. 


A versão conhecida de Hansel e Gretel, fala de duas  criancinhas  que ficam perdidas na floresta, até encontrar seu caminho para uma casa de gengibre e doces  que pertence a uma bruxa. As crianças acabam escravizados por um tempo em que a bruxa as prepara para comer. Eles encontram a saídas e atiram  a bruxa, no fogo e fogem . 


Em versão francesa anterior deste conto (chamado The Lost Children- As Crianças Perdidas), em vez de uma bruxa, temos um demónio. Agora o demónio é enganado pelas crianças  (da mesma forma que Hansel e Gretel), mas resolve isso e põe um chicote para fazer uma criança  sangrar. As crianças fingem não saber como chegar ao chicote portanto a mulher do demónio  demonstra. Enquanto ela está deitada, as crianças cortam a  sua garganta e escapam.


Nesta história, simbolicamente, temos a dolorosa passagem da infância para a adolescência representada pela escuridão e pelos perigos da floresta, sem contar que naquele tempo, os pais abandonavam mesmo as crianças na floresta, devido à falta de recursos para sustentá-los.
Chicotes e demônios deixam essa história bem macabra né?
Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião. Não use palavrões e escreva de maneira clara, pois assim todos entenderão o que está escrito :)