Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A importância do protetor solar


Ultimamente estou usando filtro solar e já fui chamada de leitinho na escola e estou vendo os resultados, pele macia e uniforme. Por isso, eu queria informar vocês sobre esse grande aliado na beleza: o protetor solar.

Tirando as dúvidas, aqui vai algumas perguntas frequentes sobre filtro solar:

Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?

Bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a pele mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.

É preciso aplicar um produto diferente no rosto?

Não é obrigatório usar um protetor específico para a face. Mas seria bom, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.

E para proteger lábios e cabelos quais produtos devo usar?

Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. "Para quem tem a pele muito clara ou freqüenta constantemente a praia, isso não é suficiente. Existem produtos específicos que proporcionam maior proteção. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles xampus, condicionadores e sprays, oferecidos nas prateleiras de mercados e farmácias. O importante é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.

Quanto tempo antes da exposição ao sol devo aplicar o protetor?

A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.
É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?

Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito, deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudar a ter disciplina. Quando estiver mais velha(o) vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena. A proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos.

O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?

Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. É indicado mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.

Em casos de exposição direta ao sol, na praia ou em piscinas, de quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o produto?

Apesar de, em algumas embalagens, a indicação para reaplicar o produto variar de quatro horas a até 12 horas depois, é consenso indicar nova aplicação a cada duas horas ou após transpiração intensa e mergulhos na água.

Alguns produtos são vendidos como "à prova d'água". Eles realmente não saem em contato com a água?

Esses produtos têm maior fixação à pele, mas não podemos afirmar que não saem na água. Para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, faz-se necessária a reaplicação do produto.

Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca?

Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a pele ressecada deve optar por loções mais cremosas.

É verdade que o uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne?

Não, desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. Após a exposição solar, a acne apresenta um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free.

Pessoas de pele negra também devem usar protetor?Qual o fator indicado?

Sem dúvida, as pessoas de pele negra também devem usar o protetor. Não é recomendado fotoprotetores com FPS menor que 15 para nenhum tipo de pele. Este é o "número" mínimo que qualquer pessoa deveria usar.

Só o filtro solar protege quem tem a pele muito branca?

Para todos os tipos de pele, mas especialmente para as peles claras, o ideal é que as pessoas usem bonés, chapéus, óculos solares e guarda-sol para uma proteção extra. Além de evitar exposição entre 10 e 16 horas.

Por que o bronzeado adquirido com o uso de protetor solar é mais prolongado?

Se a pele estiver protegida,você evita queimadura e conseqüentemente não "descasca". A dica é não querer conquistar o bronzeado de verão em um único dia. Ele deve ser feito de maneira gradual e com proteção, pois a ação dos raios solares no funcionamento da melanina (o pigmento da pele) só ocorre após 48 horas da primeira exposição.
Quais os principais danos causados pelo uso inadequado do filtro solar ou pela falta dele?

Os danos imediatos são as queimaduras. Em seguida, vêm a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e, por fim, a flacidez da pele. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto são conseqüências do abuso da exposição ao sol - e não do avançar da idade.Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. Os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença.

fonte: http://paulafisiodermato.blogspot.com/2008/12/tire-21-dvidas-sobre-protetor-solar.html

Curiosidade: Você sabia que até as luzes da sala de aula agridem a nossa pele?

Por isso é tão importante passar protetor solar diariamente.

Vocês passam filtro solar? 
Comentem meus leitinhos =D

Um comentário:

  1. Acessem também o blog: http://engrassadinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente, dê sua opinião. Não use palavrões e escreva de maneira clara, pois assim todos entenderão o que está escrito :)