Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Declaração de auto-estima


Eu estou fazendo um trabalho para a escola sobre depressão e vi que uma das causas dessa doença é a baixa auto-estima, e com isso eu achei esse texto no livro A Auto-Estima, um bem essencial. Das autoras e enfermeiras gerais Rosette Poletti e Barbara Dobbs.


Declaração de auto-estima


"No universo inteiro não há outra pessoa que seja exatamente igual a mim. Eu sou eu mesmo e tudo o que sou é único.


Sou responsável por mim mesmo, tenho tudo de que preciso aqui e agora para viver plenamentel.

Posso decidir manifestar o melhor de mim, posso decidir amar, ser competente, encontrar um significado para a minha vida e uma ordem para o universo, posso decidir desenvolver-me, crescer e viver em harmonia comigo mesmo, com os outros e com Deus.


Sou digno de ser aceito e amado exatamente como eu sou, aqui e agora.

Eu me amo e eu me aceito. Assim, tomo a resolução de viver plenamente a partir de hoje".


Dois testes sobre auto-estima, também tirados desse livro.


Primeiro teste:


Pequeno questionário para conhecer o seu nível de auto-estima
 Responda sim ou não para as frases:

1- Admito meu erros
 2-Ouso abordar desconhecidos
3-Mantenho minhas opiniões mesmo quando os outros não as aprovam
4-Aceito facilmente um elogio
5-Consigo ser eu mesmo quando estou com outras pessoas
6-Aceito minhas fraquezas
7-Consigo falar de meus pontos fortes
8-Fico feliz com o sucesso dos outros
9-Não me comparo com os outros
10-Sinto-me em paz
11-Aceito as diferenças entre mim e os outros
12-Sou capaz de me afirmar
13-Exprimo abertamente meu amor ou carinho pelos outros
14-Eu me amo e aprecio minha própria companhia
15-Aceito todas as minhas emoções
16-Acredito que sou único
17-Gosto de ficar soziho
18-Reservo-me o direito de ser espontâneo


Agora faça um balanço de suas respostas: quanto mais "sim" você tiver marcado, maior sua auto-estima.


Qual foi o seu resultado do teste? Gostaram do post?
Comentem!



2 comentários:

  1. auto-estima é tudo! haha desculpa ter sumido aqui no seu blog, mas é que eu to em recuperaçao em varias coisa, sabecomé...
    beijoooooo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Maria, auto-estima é essencial!
    É você estava sumida, só podia ser isso, escola não é fácil :/
    Bjs

    ResponderExcluir

Comente, dê sua opinião. Não use palavrões e escreva de maneira clara, pois assim todos entenderão o que está escrito :)